O colégio 'Os Ilustres' proporciona aos alunos diversas actividades de complemento curricular que apoiam no desenvolvimento pleno e adaptado das suas preferências e apetências individualizadas.

Actividades de enriquecimento curricular

Futebol | Escolinha do Figo

"As crianças devem aprender a divertir-se enquanto se divertem a aprender". É este o lema d'A Escolinha do Figo.

Com uma metodologia criada pelo próprio, proporciona a prática da modalidade, com toda a diversão, em espaços reduzidos.

O futebol é um desporto que privilegia o trabalho em equipa, a concentração e a coordenação motora, aspectos muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Dança Criativa

A dança criativa é uma expressão artística de desenvolvimento pessoal, social, estético e físico das crianças.

De entre os muitos benefícios desta actividade, podemos destacar o contributo para a saúde, a coordenação motora e o estímulo ao desenvolvimento cerebral. Mas também o que representa como forma de comunicação e expressão pessoal, estímulo ao desenvolvimento estético e de controlo emocional.

Karaté

O Karaté traz às crianças imensos benefícios físicos e psíquicos. Especificamente, facilita a concentração, melhora o equilíbrio nervoso e desenvolve a flexibilidade e a coordenação motora.

O desenvolvimento da autoconfiança e do sentimento de segurança são outros benefícios importantes. Promove ainda a disciplina e a compreensão bem como o respeito para com os outros.

Yoga kids

O yoga, através de histórias, músicas, jogos e relaxamento, ensina à criança regras de como viver em sociedade, como respeitar a natureza e os animais, como brincar e divertir-se sempre com respeito pelos outros.

O yoga, entre outras vantagens, ajuda a relaxar e a acalmar, utilizando ferramentas muito úteis no dia-a-dia da criança, que a vão apoiar na concentração e aprendizagem.

Música

A música, para além de ser uma disciplina do agrado das crianças, tem uma forte correlação com o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida.

Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são algumas das capacidades estimuladas pelo estudo da música.