‘QUINZE IDEIAS PARA EDUCAR SEM LÁGRIMAS’

February 19, 2016

 

Este mês, deixamos-lhe quinze sugestões simples e breves para implementar no dia-a-dia de relacionamento com o seu filho. Sabendo que é sempre mais fácil sugerir que colocar em prática, lançamos o desafio de que aperfeiçoe ou adopte uma por dia e, em duas semanas, vai poder sentir as diferenças.

 

Ainda no mesmo enquadramento, sugerimos, no final deste artigo, um livro que, temos a certeza, vai gostar!

 

‘QUINZE IDEIAS PARA EDUCAR SEM LÁGRIMAS’

1. Ensine inteligência... emocional. Mais importante do que saber ler antes dos amigos, é saber lidar com as emoções.

2. Promova a colaboração. A infância não é um paraíso. Os mais novos devem cumprir tarefas e sentir-se integrados no núcleo familiar.

3. Responsabilize-as. As crianças devem ser encorajadas a assumir as responsabilidades dos seus actos.

4. Assuma o seu papel. Quando a criança desatar aos berros, não grite também. Alguém tem que ser o adulto nesta relação.

5. Fale com elas, muito e desde bem cedo. Aproveite todos os bocadinhos.

6. Dê o exemplo. Tanto nos comportamentos, como na linguagem e nas

regras.

7. Conte histórias. O momento do conto é a forma clássica e efectiva de treinar as emoções. Leia os livros antes de os ler aos seus filhos.

8. Cure a razão, não o sintoma, A indisciplina pode ser um sinaI de que algo não está bem. Proibi-los de jogar PlayStation ou ver televisão durante uma semana pode não ajudar nada. Perceba a razão por trás do comportamento.

9. Não seja amiguinha/o, Todos quereremos fazer os nossos filhos felizes, mas às vezes é preciso tomar decisões difÍceis e impopulares.

10. Ouça, ouça e volte a ouvir. Seja bom ouvinte, arranje tempo para falar e sobretudo para ouvir. É uma boa forma de os compreender.

11. Ajude a lidar com a frustração. É importante ter rotinas e fazer entender que não pode ter tudo o que quer.

12. Faça uma pausa. Os ânimos estão exaltados? O mais sensato pode ser… uma pausa. Conte até dez antes de também perder o controlo.

13. Cuidado com as expectativas, Não compare, nem exija dos seus filhos aquilo que eles não podem dar.

14. Se tem mais do que um filho, arranje nem que seja 15 minutos por semana para estar com cada um a sós.

15. Ame-os muito. O amor nunca é demais!

Fonte: Revista ‘Unica’

 

Depois destas 15 sugestões, deixamos mais uma: o livro ‘Educar sem gritar’, que poderá conhecer melhor, AQUI.

 

Grita com o seu filho com frequência e por qualquer motivo? Acredita que deste modo está a impor a sua autoridade e a fazer valer o seu critério? A seguir sente-se de imediato culpado por ter perdido o controlo?

 

Educar as nossas crianças é, sem dúvida, uma tarefa apaixonante, mas também complexa e difícil. Este livro pretende ajudá-lo a si – pais, avós, educadores, professores - a construir uma educação mais positiva com as crianças e os adolescentes, baseada em cinco conceitos básicos:

- O afecto e o reconhecimento;

- O diálogo, a escuta e a compreensão;

- A autoridade, aplicada com competência e equilíbrio;

- A coerência e o senso comum;

- O respeito e os valores humanos.

 

O autor, especialista em Psicologia Educativa, fornece-nos ao longo destas páginas ferramentas e estratégias fundamentais para utilizarmos no nosso dia-a-dia: ensina-nos a prevenir e a gerir conflitos, a melhorar o diálogo com os nossos filhos, a actuar perante as mentiras, a transmitir valores e a reforçar a sua conduta. Os resultados são benéficos para a convivência em família, na escola, entre amigos, e fundamentais para o desenvolvimento equilibrado e pleno das nossas crianças.

Please reload

Featured Posts

DIA MUNDIAL DO ANIMAL: OS BICHOS VIERAM À ESCOLA

October 28, 2019

1/8
Please reload

Recent Posts

October 28, 2019

September 26, 2019