VISITA DE FIM-DE-SEMANA AOS PAÇOS DO CONCELHO DE LISBOA

February 19, 2016

 

 

Sem ideias para estes fins-de-semana de Inverno? Temos mais uma sugestão para a sua família!

Lisboa dispõe de uma grande quantidade de equipamentos culturais e de lazer que facultam programas de visitas guiadas gratuitas. É o caso dos Paços do Concelho de Lisboa no primeiro domingo de cada mês, às 11h00.

 

O edifício dos Paços do Concelho de Lisboa é unanimemente considerado como um dos mais bonitos -por alguns, mesmo o mais bonito- edifícios sede do poder de órgãos do Estado, no caso, da Administração Local. Só que, infelizmente, poucos Lisboetas e poucos Portugueses -para não falar em estrangeiros- o conhecem. Aqueles que o visitam, nacionais ou estrangeiros, ficam deslumbrados com a sua beleza arquitectónica e exprimem sempre um lamento por não terem conhecido antes ou não fazerem ideia da realidade com que se deparam.

 

Este edifício histórico, parcialmente concluído em 1875, foi construído na sequência do incêndio que, em 1863, destruiu quase totalmente os anteriores Paços do Concelho, datados da reconstrução pombalina e que se localizavam sensivelmente no mesmo local. É uma obra grandiosa, do ponto de vista arquitectónico e artístico, de que se destacam a fachada, com o seu frontão escultórico, as varandas e a cúpula. No interior, as salas são preciosamente ornamentadas com estuques trabalhados, relevos e pinturas murais, de que se destacam o Salão Nobre (o maior e mais rico do país) e a Sala das Sessões Privadas. Numerosos quadros, peças escultóricas e de mobiliário permitem viajar pela História da Arte portuguesa dos séculos XIX e XX.

 

Para efectuarem a visita, bastará aos interessados comparecerem, no dia e horário indicados, na recepção do edifício dos Paços do Concelho, localizado na Praça do Município, em Lisboa.

Mais informação detalhada, AQUI.

Please reload

Featured Posts

DIA MUNDIAL DO ANIMAL: OS BICHOS VIERAM À ESCOLA

October 28, 2019

1/8
Please reload

Recent Posts

October 28, 2019

September 26, 2019

Please reload

Archive