top of page

QUERIDOS AVÓS


Na sequência do grande sucesso que foi a comemoração do Dia Mundial dos Avós, no colégio, vimos deixar, como sugestão de leitura, o livro ‘Queridos Avós – O papel dos avós na vida dos netos (de A a Z)’, do psiquiatra infantil Pedro Strecht.

Apresentação do livro, pelo autor:

«Queridos Avós» é um livro especial porque se centra nos avós. Sim, no papel cada vez mais importante que as avós e os avôs têm no crescimento dos netos.

Porque a sua presença na vida dos netos e netas é cada vez mais regular e necessária. Ajudam os pais, demasiado ocupados, cansados ou com pouco tempo disponível. Reforçam o papel da família quando esta se rompe ou reconstrói com mais facilidade. Oferecem-se como modelos, contam histórias de vida diferentes, gostam de fazer jogos engraçados, fazem programas que os pais não querem ou não podem fazer com os filhos. Preenchem o tempo livre e evitam a solidão ou o desamparo emocional. Têm paciência para ajudar a estudar, capacidade para levar a passear, a disponibilidade sincera para… ouvir.

Porque os avós querem e gostam de estar ativos na vida dos netos.

Porque ter alguma idade não representa velhice ou inutilidade; pelo contrário, é habitualmente sinónimo de experiência, disponibilidade, sabedoria.

Porque os netos gostam de estar com os avós e, quando lhes perguntamos para os definirem numa só palavra, escolhem maioritariamente uma muito simples: queridos.

“Os meus avós são queridos”.

“Queridos Avós”, eis o título deste livro, catalogado de A a Z, num convite que queremos fazer perdurar na própria relação entre avós e netos.

Para que a voz dos avós chegue ainda mais facilmente à vida dos netos.

Pedro Strecht

Pode ainda ler o preâmbulo deste livro aqui.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page