top of page

‘FORBRAIN’ ENCANTOU TODAS AS CRIANÇAS


Tal como tínhamos noticiado na última newsletter, o espectáculo ‘Forbrain’ esteve no colégio no passado dia 9 de Dezembro e foi um sucesso, despertando o interesse e entusiasmo de todas as crianças, que, ainda hoje, comntinuam a falar nessa experiência.

Dirigido a todas as faixas etárias, o ‘Forbrain’ é um espetáculo de estimulação sensorial ‘Snoezelen’ que permitiu às crianças interagirem com equipamentos e dar asas à sua imaginação e criatividade, promovendo a estimulação sensorial em geral e a relação, comunicação e expressão corporal em particular. A sessão, composta pelo espetáculo propriamente dito e por momentos de interação das crianças com os materiais, teve a duração de cerca de uma hora.

Relembramos o que é o Snoezelen:

‘Snoezelen’ (do Holandês) resulta da contração de SNUFFELEN = cheirar, com DOEZELEN = relaxar.

O conceito foi definido no fim dos anos setenta por dois terapeutas holandeses, Jan Hulsegge e Ad Verheul. Enquanto trabalhavam no De Hartenberg Institute, na Holanda, um centro para pessoas com défices mentais, os dois terapeutas perceberam respostas positivas que se conseguiam suscitar nos seus doentes, quando eram inseridos num ambiente sensorial que tinham preparado. Daí para a frente, a curiosidade e reconhecimento de toda a comunidade mundial, levou a que hoje as salas ‘Snoezelen’ estejam presentes em hospitais e outras nstituições de apoio, um pouco por todo o mundo.

Sala ‘Snoezelen’, é "uma sala equipada com material para estimulação sensorial. É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page