top of page

ACTIVIDADES PARA FAZER COM AS CRIANÇAS QUANDO CHOVE

O mau tempo pode trazer muita coisa, mas nunca falta de energia aos mais novos. E, como tablets, telemóveis, consolas de jogos ou horas sentados no sofá a ver desenhos animados não é solução que recomendemos, seleccionámos para si este artigo, no qual encontra atividades para entreter as crianças dentro e fora de casa quando chove.

Para as crianças, o mau tempo não existe. Aliás, eles sabem o que é a chuva, o vento e o frio. Adoram calçar galochas e saltitar nas poças. Mas para eles mau tempo não é sinónimo de que o Mundo tem de parar, que mais vale ficarmos em casa deitados no sofá do que sairmos à rua e apanharmos uma valente constipação. Se lhes apetecer brincar, eles dizem-no; se quiserem ir para o jardim, eles dizem-no. Ficarem sem fazer nada, para eles, nunca será solução. Por isso o melhor é ter em mente um rol de atividades para fazerem em conjunto quando chove – umas em casa, outras por aí.

Dentro de casa

> Teatro de fantoches com rolos de papel

No livro Receitas Para Brincar, as autoras sugerem muitos jogos criativos para fazer com as crianças. Se está com pouca paciência para limpezas façam fantoches de rolos de cartão, uma brincadeira que, segundo o livro, tem um nível de caos baixo. Como fazer: Calce e dobre uma das extremidades do rolo de cartão para criar um par de orelhas e transformar o rolo num gato, esquilo, macaco ou pinguim. Use olhos autocolantes e escovilhões para cachimbo e cole-os, de forma a criar um rosto. Cole um pau no lado de trás do rolo. No final, use vinagre branco diluído em água para limpar vestígios de cola que possam ter ficado no chão ou nos móveis.

> Receita de bolachas

Os miúdos costumam adorar tudo o que tenha a ver com cozinha. Num dia chuvoso nada melhor do que fazerem umas bolachas no forno e depois comê-las ao lanche. No Pumpkin encontra uma receita passo a passo que pode seguir.

> Espetáculo de dança

Tem de ser uma coisa à séria. Com direito a ensaio com e sem música, bilhetes e plateia. Deixe que as crianças decidam qual é a música que querem dançar e preparem em conjunto a coreografia – aproveite para fazerem alguma atividade física. Peça às crianças para criarem também um guião de apresentação do espetáculo – é uma forma de puxarem pela criatividade.

> Sejam solidários

Esta é uma boa altura para pôr para fora do armário as roupas e brinquedos que os seus filhos já não usam. Pegue em sacos e peça-lhes ajuda para organizar tudo por montinhos. Escolham juntos várias instituições e, no final, faça questão que as crianças vão consigo entregar o material.

Fora de casa

> Uma sessão de cinema ou teatro

É muito importante que estimule o intelecto e imaginação das crianças, por isso nada melhor do que levá-las ao cinema e ao teatro. Neste site tem acesso à programação diária em várias zonas do País. Recorde-se que o Natal é uma época em que a programação é mais variada.

> Visita ao Pavilhão do Conhecimento, Oceanário e ao Sea Life

Já levou os miúdos a conhecer o mundo encantado dos seres vivos? Os seus filhos gostam de fazer experiências? Os sítios que sugerimos em cima são bons exemplos de onde pode ir quando chove.

> Jogo de futebol ou ténis indoor

Hoje em dia já há uma série de campos que pode alugar para jogar futebol ou ténis amador. Diga aos seus filhos para convidarem os amigos, dividam-se por duas equipas e voi lá. Veja aqui os campos disponíveis.

> Jogo de bowling ou laser tag

Estas são atividades que entretêm miúdos e graúdos. E, tal como no caso dos campos, também existem vários sítios onde fazer pelo País. Algumas sugestões: Login Laser Tag, Ar Laser, Bowling City e Rock’n’Bowl.

Fonte: Saber Viver

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page