CELEBRAÇÕES DO DIA DO PAI

O Dia do Pai é sempre uma data marcante para as famílias e também no calendário lectivo. No colégio ‘Os Ilustres’, à semelhança de anos anteriores e de outras datas comemorativas, procura-se envolver a comunidade escolar nas actividades, por forma a reforçar os laços desta com a instituição, através de momentos informais de diversão e convívio que perduram na memória de todos os envolvidos.

Este ano, a celebração do Dia do Pai no Berçário, Sala de Aquisição da Marcha e Sala dos 2 Anos, consistiu na realização de uma lembrança para os pais. Uma actividade que envolveu cada criança na concepção da lembrança e que, com toda a certeza, os pais adoraram receber.

Na sala do Pré-Escolar, houve a participação dos pais numa actividade de expressão motora, em que vieram ao colégio e interagiram com os seus filhos neste dia especial para os pais, para os filhos, mas também para o colégio ‘Os Ilustres’.

Recordemos agora como surgiu o Dia do Pai e quando se comemora.

O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de Março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.

A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de Março países como Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.

Origem do Dia do Pai

Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai:

1. A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. Sonora Luise, filha de um militar, resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida em todo o país e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

2. Na Babilónia, em 2000 A.C. um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.