OS ILUSTRES NO CONCERTO SINFÓNICO ‘A QUINTA DA AMIZADE’
O dia 19 de Março foi um dia preenchido de actividades no colégio ‘Os ilustres’. Também no Dia do Pai, logo pela manhã, as crianças do colégio assistiram a um concerto sinfónico participado na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, intitulado “Os Instrumentos da Orquestra e a Quinta da Amizade”.
Um concerto que assinala os 20 anos da célebre fábula sinfónica de Jorge Salgueiro “A Quinta da Amizade”, uma obra de referência em Portugal, que a FocoMusical, em colaboração com a Orquestra dos Brinquedos, apresentou na forma de concerto sinfónico participado.
Mais uma actividade exterior levada a cabo pelo colégio ‘Os ilustres’ que foi um grande sucesso entre todas as crianças.
Conheça a história
Um elefante procura abrigar-se da tempestade dentro de uma quinta onde já se abrigaram todos os outros animais. Diferente… o seu tamanho, a sua cor e a sua tromba, fazem com que não seja muito bem recebido entre os animais da quinta!
Nesta fábula sinfónica em que as personagens são animais representados por instrumentos da orquestra, a mensagem de solidariedade implícita incide no direito à diferença.
Com música de Jorge Salgueiro e com um poema de João Aguiar, a Canção da Amizade –canção final deste espetáculo– tornou-se um clássico, sendo já das canções mais conhecidas no universo escolar.
Esta, é a história comovente de um elefante que é rejeitado pelos outros animais por ser diferente!