SARAMPO: VACINAR OU NÃO VACINAR?


O debate público sobre a importância da vacinação voltou a estar novamente na ordem do dia, a propósito do recente surto de sarampo no Hospital de Santo António.

A falta de vacinação contra o sarampo é uma ameaça à saúde pública ou uma decisão individual que tem de ser respeitada? Deve ou não a vacinação ser obrigatória?

aqui tínhamos falado deste tema há um ano e, infelizmente, voltamos a ele.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, fala numa doença "altamente contagiosa" e, à TSF, lembrou o histórico do sarampo em Portugal.

Até à década de 1970, não havia vacina contra o sarampo no país e "quase todas as pessoas contraíam a doença na infância", chegando várias delas a perder a vida, recorda Graça Freitas.

Já com décadas de vacinação, finalmente, em 2004, Portugal chega ao chamado "estatuto de eliminação" da doença, deixando de existir o risco de sarampo endémico, uma vez que o vírus selvagem já não circula no país.

Apesar disso, a diretora-geral da Saúde alerta: "Estamos sempre em risco de que entrem casos de sarampo em Portugal, vindos de outros países".

Para aprofundar o seu conhecimento sobre o que é o sarampo e como funciona a sua vacina, recomendamos a leitura deste artigo do jornal Público.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square