DIA DA MÃE COMEMORADO NO COLÉGIO

May 29, 2018

 

O papel da escola é também reforçar os laços familiares em datas comemorativas como o ‘Dia da Mãe’. À semelhança dos anos anteriores, o colégio ‘Os Ilustres’ promoveu uma actividade que envolveu, em ambiente de grande diversão, os alunos do pré-escolar e as mães: a dança.
 

Nas restantes salas de creche, os alunos, em colaboração com as educadoras e auxiliares, fizeram uma lembrança que ofereceram às mães, tal como aconteceu no ‘Dia do Pai’.
 

‘Dia da Mãe’: a história

O Dia da Mãe, tal como o conhecemos hoje, teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Anne quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas, ou mortas. 
 

Mas, a mais antiga comemoração dos Dias das Mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra Rhea, a mãe dos deuses.
 

O próximo registo está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, facto que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para mães, que tornaria o dia ainda mais festivo.
 

No Brasil, o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de Maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de Maio.

Em 1947 o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.

Please reload

Featured Posts

DIA MUNDIAL DO ANIMAL: OS BICHOS VIERAM À ESCOLA

October 28, 2019

1/8
Please reload

Recent Posts

October 28, 2019

September 26, 2019

Please reload

Archive