DIA DA FAMÍLIA É ASSINALADO NO COLÉGIO

May 28, 2019

A família é um elemento estrutural no crescimento equilibrado de qualquer criança. A 15 de Maio, o dia foi celebrado no colégio com diversas atividades que evolveram todas as crianças, no sentido de reforçar a importância desta instituição para cada uma delas.

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desde então comemora-se este dia, de forma a chamar a atenção para questões que influenciam o dia a dia da Família, e para que se reconheça o papel nuclear da família na sociedade e se incentive a adoção de medidas no sentido de melhorar a sua condição.

As escolas têm vindo a incluir a comemoração deste dia nos seus calendários escolares, de modo a transmitir às crianças a importância da família para todos nós, enquanto seres Humanos e sociais.

Nos dias que correm torna-se urgente e fundamental incentivar as crianças para a vida familiar, na qual partilhamos momentos de afetividade, proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho. Enfim, sentimentos fundamentais para as crianças crescerem e se desenvolverem de forma equilibrada.

No entanto, vivemos num mundo em transformação, não só a nível económico, sociocultural e religioso mas também familiar. O conceito de família está a mudar.

É fundamental a comunidade escolar acompanhar essas transformações, de forma a ajudar as nossas crianças a lidarem com esta situação da melhor maneira possível. Um dos fatores que mais influenciaram a transformação das famílias foi o crescente número de divórcios que se tem verificado nos últimos anos, levando-nos à reestruturação do conceito de família.

Deixa de existir apenas a tradicional família nuclear, composta pelos pais e filhos, para nos depararmos com novas realidades, como a família monoparental, que faz parte da realidade de grande parte das nossas crianças.