FORMAÇÃO SOBRE ANAFILAXIA

June 24, 2019

O colégio ‘Os Ilustres’ recebeu, dia 31 de Maio, uma formação sobre anafilaxia (alergias graves), ministrada pela Missão Arco Iris – Associação de Apoio e Promoção à Inclusão de Crianças com Anafilaxia. Com o objetivo de tornar a vida dos meninos e cuidadores mais simples e feliz, a formação foi dirigida a pais e colaboradores do colégio.

A acção teve como objetivo ajudar os alunos, professores e assistentes, capacitando-os com a informação básica para saberem interagir com crianças com anafilaxia de forma justa e inclusiva.

Nos casos em que existe um ou mais alunos com a doença, além de esclarecer sobre a medicação SOS, são formados adultos com os cuidados a ter no dia-a-dia e numa emergência.

Os temas abordados pelo profissional de saúde foram a formação sobre a doença e medicação de SOS, com tornar a sala de aula uma zona segura, cuidados na preparação de atividades de forma inclusive e envolver a criança como parte do grupo e nunca excluir.

Características da criança com Anafilaxia

A Anafilaxia é a reação alérgica grave de rápida progressão que afeta todo o organismo, causada por uma reação excessiva do sistema imunológico, que pode causar dificuldades respiratórias, perda de consciência e, se não for socorrida rapidamente, pode ser fatal.

É importante que os pais procedam ao diagnóstico atempado das alergias nas crianças.

As causas mais frequentes de anafilaxia estão relacionadas com alimentos (como o amendoim e outras oleaginosas, trigo, crustáceos, ovos e leite), medicamentos (como a penicilina), o látex, picadas de insetos (como abelhas e vespas), exercícios físicos, entre outros.

Na ocorrência de sintomas alérgicos graves, deve ligar para o 112 ou dirigir-se de imediato a um serviço de urgência, onde deverá ser administrada a medicação de urgência para além de outros tratamentos.