PASSEIO DE ELÉCTRICO DE SINTRA À PRAIA DAS MAÇÃS

July 29, 2019

 

Os eléctricos exercem sobre todos nós um particular fascínio, que nos é capaz de fazer viajar no tempo. Este mês, e como estamos em período de férias, propomos uma ida à praia de eléctrico com os mais novos. E a nossa sugestão vai para o eléctrico de Sintra, um dos ex-libris da região.
 

Surgiu em 1904 para preencher a necessidade de ligar a vila à Praia das Maçãs. Hoje, funciona como um transporte turístico e continua a fazer a ligação entre Sintra e a Praia das Maçãs.
 

São quase 13 quilómetros de percurso sinuoso entre a serra e o mar, de uma viagem que dura cerca de 45 minutos e onde os passageiros podem usufruir de carruagens abertas ou fechadas.
 

O Elétrico de Sintra é um dos mais emblemáticos monumentos e pontos de atração turística da histórica vila património mundial da UNESCO, considerado um monumento móvel que conta a história da povoação e da serra que lhe dá nome. Com um percurso que liga a vila de Sintra à Praia das Maçãs, este centenário elétrico percorre a encosta da serra num fresco, bonito e agradável percurso que vai até uma das melhores praias da região. A viagem é feita de forma lenta, para melhor absorver a paisagem que a Serra de Sintra oferece. 

Foi em 1886 que surgiu a ideia de dotar Sintra com um elétrico que ligasse a Vila à zona rural, explorando o paraíso verde da Serra, mas só em 1898 o projecto avançou. A 31 de Março de 1904 inaugurou o primeiro troço entre a vila e Colares, com a restante extensão, até à Praia das Maçãs, inaugurada em Julho do mesmo ano. São os atuais 12,685 quilómetros do Elétrico de Sintra, que ainda chegaram a ser 14,6 km quando a linha esteve aberta até às Azenhas do Mar.

Please reload

Featured Posts

DIA MUNDIAL DO ANIMAL: OS BICHOS VIERAM À ESCOLA

October 28, 2019

1/8
Please reload

Recent Posts

October 28, 2019

September 26, 2019

Please reload

Archive