DIA MUNDIAL DO ANIMAL COMEMORADO N’‘OS ILUSTES’

Sensibilizar contra o abandono de animais, explicar a sua importância e proporcionar às crianças dos 2 anos e pré-escolar animados momentos de convívio com o cãozinho que naquele dia veio ao colégio, foram os principais objectivos da acção levada a cabo pelo Colégio ‘Os Ilustes’, em colaboração com o ‘Parque dos Bichos’ no âmbito do Dia Mundial do Animal.

Oito sacos de ração seca, cinco caixas de biscoitos e oito embalagens de guloseimas para cão, duas taças de comida, quatro sacos de ração seca e seis embalagens de ração húmida para gato, foram os produtos recolhidos junto da comunidade escolar. Alunos, pais e colaboradores envolveram-se, de forma voluntariosa, recolha de bens, alimentares e outros, para doação ao centro oficial de recolha animal do concelho de Odivelas.

À semelhança do ano passado, o momento alto desta iniciativa, para os alunos do Colégio, teve lugar com a presença do simpático e brincalhão ‘Pulga’, um cãozinho que proporcionou momentos de grande alegria entre as crianças.

O Parque dos Bichos é o centro oficial de recolha animal do concelho de Odivelas, que dispõe de 24 celas de alojamento para cães. Este equipamento é um albergue provisório para cães errantes, capturados pela equipa do centro, e animais que são temporariamente obrigados a permanecer em sequestro até serem devolvidos aos seus donos.

A missão do Parque dos Bichos é promover a adopção de todos os cães capturados. Para tal, os animais são sujeitos a um rigoroso exame médico de diagnóstico do seu estado de saúde. Caso apresentem alguma debilidade, a médica veterinária municipal fornece os cuidados médicos necessários.

Antes de serem entregues aos seus novos donos, os cães são desparasitados, é-lhes aplicado um microchip para identificação electrónica e administrada a vacina da raiva. Os animais adotados são, também, esterilizados gratuitamente no consultório veterinário municipal.