.

April 25, 2017

Sarampo. O tema que tem estado na ordem do dia. Ainda que no colégio não tenhamos situações sinalizadas, não poderíamos, ainda assim, passar à margem deste assunto que diz respeito a toda a comunidade escolar.

Sem fazer julgamentos sobre as opções pessoais de pais e encarregados de educação, que iriam contra a legislação portuguesa sobre a vacinação, é, em nossa opinião, ética e moralmente questionável que a nossa liberdade de escolha seja absolutamente soberana, quando está em risco a saúde de terceiros, particularmente quando se trata de crianças.

Um assunto que deve ser tratado com toda a prudência e sempre com a consciência de que vivemos em comunidade e determinadas decisões não podem prejudicar a vida de outras pessoas.

As opções tomadas por cada um têm de pesar muito bem os pros e os contras das mesmas.

Assim, sugerimos a leitura de um interessante artigo informativo do ‘Público’ sobre o que é o sarampo e como funciona sua vacina. O que é, quais os sintomas, como é a vacina e quais os efeitos secundários, porquê vacinar, se é segura... Estas e outras dúvidas ou questões estão respondidas aqui de forma breve e esclarecedora.