‘OS ILUSTRES’ EXPLORAM O OCEANÁRIO

Uma visita ao oceanário de Lisboa, que pretendeu aprofundar o conhecimento sobre o oceano, graças a uma experiência entusiasmante e desafiante, que proporciona o contacto privilegiado directamente com o mundo marinho.

Foi com estes objectivos que os alunos da sala dos 2 anos e pré-escolar visitaram recentemente o Oceanário de Lisboa.

A sala dos 2 anos fez uma visita livre, explorando o oceanário e a exposição temporária.

Já os alunos da sala do pré-escolar tiveram uma visita guiada por uma educadora marinha, a Rita, que, com base numa história, conduziu a visita ao oceanário.

A história do tubarão cinzento que era amigo do avô da Rita. Um dia, o tubarão deixou uma carta ao avô da Rita dizendo que se ia embora, porque todas as pessoas tinham medo dele. Percorreu todos os oceanos à procura de um animal menos assustador que ele pudesse ser.

A partir deste ponto, foi conduzida a visita ao oceanário, apreciando várias espécies de animais, conhecendo as suas características, para que o tubarão escolhesse um.

Desde o pinguim-papagaio, ao polvo, peixe-lua, sardinhas, mantas, raias e outros tubarões, foi-se construindo a história. As crianças, nesse percurso, tiveram oportunidade de mexer em dentes e ovos de tubarão, ovos do pinguim-papagaio e penas de pinguim. No final, o polvo disse ao tubarão que ele deveria continuar a ser tubarão, pois era o rei dos oceanos e assim, o mais importante de todos.

No final, houve ainda uma visita à exposição temporária.