‘OS ILUSTRES’ CELEBRAM O DIA DO ANIMAL

Os animais são nossos amigos. É sob este conhecido lema que, desde há alguns anos, no colégio, temos vindo a assinalar a efeméride, envolvendo toda a comunidade educativa. Crianças, pais, encarregados de educação, familiares, bem como o corpo docente respondem de forma positiva ao desafio de ajudar o Parque dos Bichos.

Este ano, o dia 4 de Outubro foi ainda mais especial. Tivemos a presença dos pais de um aluno do pré-escolar, que trouxeram o ‘Rocky’, um simpático Buldog Francês, muito afável para todas as crianças, e “que só queria festas na barriga”, como referiu uma das crianças.

Este ano foi, novamente, um sucesso na recolha de bens alimentares (74 Kg), mantas, primeiros socorros e outros, para doação ao centro oficial de recolha animal do concelho de Odivelas, o Parque dos Bichos. Esta infraestrutura dispõe de 24 celas de alojamento para cães. Trata-se de um albergue provisório para cães errantes, capturados pela equipa do centro, e animais que são temporariamente obrigados a permanecer em sequestro até serem devolvidos aos seus donos.

A missão do Parque dos Bichos é promover a adopção de todos os cães capturados. Para tal, os animais são sujeitos a um rigoroso exame médico de diagnóstico do seu estado de saúde. Caso apresentem alguma debilidade, a médica veterinária municipal fornece os cuidados médicos necessários.

Antes de serem entregues aos seus novos donos, os cães são desparasitados, é-lhes aplicado um microchip para identificação electrónica e administrada a vacina da raiva. Os animais adotados são, também, esterilizados gratuitamente no consultório veterinário municipal.

Origem da data comemorativa ‘Dia do Animal’

A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de S. Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. Nas escolas, sobretudo no ensino pré-escolar, as atividades no Dia Mundial do Animal deixam os mais pequenos encantados.