OCEANÁRIO: A PRIMEIRA VISITA DE ESTUDO DO ANO

October 24, 2018

O ano lectivo há já algum tempo que começou e, nada melhor que uma sempre apreciada visita de estudo ao Oceanário para animar ainda mais os alunos das salas dos 2 anos e do pré-escolar.

O grupo de alunos da sala dos 2 anos fez uma visita livre, o que lhes permitiu explorar o Oceanário e apreciarem “os peixinhos” de que tanto gostam. Já os alunos do pré-escolar, para além da uma visita ao Oceanário participaram no atelier ‘Salta, Pulguinha, Salta’.

Mas, em que consiste esse atelier?

Trata-se de “um salto ao Oceanário para procurar os animais que habitam no oceano, na companhia de uma pulguinha saltitona.

Uma experiência de 45 minutos em sala e outro tanto tempo em visita à exposição permanente, guiada por um educador marinho.

Cenários de uma praia e dos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Antártico, uma boa história, uma mala de viagem cheia de sapatos e sentido de orientação são o essencial para que esta visita corra bem.

A missão é ficar a conhecer a capacidade de adaptação de alguns animais marinhos (corais, pinguins, peixes, golfinhos e pulgas-do-mar), bem como os perigos a que estão sujeitos.

Na sua aventura pelo oceano, a pulguinha surpreende-se com um possível mundo sem gelados no Antártico (pânico!) ou com uma loja que vende lixo de plástico no Pacífico e fica consciente do que ameaça o futuro das espécies, incluindo o nosso.

Uma visita de estudo que tem por objectivo trabalhar competências como a atenção, a cumplicidade, a imaginação, o respeito pela vida marinhae sentido de missão.

Uma visita de estudo que deixou os alunos surpreendidos como a pulguinha saltitona, ao conhecerem as múltiplas formas de defesa das criaturas que habitam no mar. Um excelente conteúdo, adaptado à sua idade, com o qual aprenderam, de uma forma divertida mas responsável, quais as principais ameaças da vida marinha. Prometemos voltar!