DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO TRAZ ESPECTÁCULO AO COLÉGIO

Criar hábitos saudáveis de alimentação é uma das bases fundamentais para o sucesso escolar e saúde das crianças. Assim, o colégio celebrou, a 28 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação, com um espectáculo da companhia de Teatro Lanterna Mágica, intitulado “O Mundo dos Legumes”.

Este espectáculo de teatro, cuja animação foi criada por o encenador Wilde, na Bélgica, no ano de 2002, de uma forma lúdica, mas numa vertente educativa e didáctica, ensinou às crianças a importância dos legumes para uma alimentação saudável, através de muita brincadeira e de personagens divertidas, os legumes e um cozinheiro trapalhão.

O espectáculo foi dirigido a todas as crianças do colégio, desde o berçário até ao pré-escolar, tendo tido uma vertente mais sensorial para os bebés.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

Foi no dia 16 de Outubro de 1945, que a Organização das Nações Unidas fundou um grupo especial dedicado à Alimentação e à Agricultura.

Assim, desde 1979, passou-se a celebrar o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de Outubro, abrangendo hoje mais de 150 países dedicados a esta causa, cujos objectivos não só passam por consciencializar as populações sobre a importância da adopção de hábitos alimentares saudáveis como também alertar para a fome e desnutrição que lamentavelmente, ainda existe em muitos países do mundo.

Somos o que comemos

Emílio Peres, o “pai” das Ciências da Nutrição em Portugal, preconizava a famosa frase “Somos o que comemos”, e, na realidade, a forma como nos alimentamos tem uma influência determinante, não só no nosso estado de saúde como em todas as atividades diárias, sejam intelectuais ou físicas.

E como “desde pequenino é que se torce o pepino”, é na infância que se torna determinante educar as nossas crianças a adotar hábitos alimentares saudáveis. Cabe aos intervenientes (pais e educadores de infância) serem um exemplo para os mais pequeninos. Para isso, a educação alimentar deve não só ser lecionada como posta em prática no dia a dia.

Um estudo muito recente e surpreendente do ISPUP (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto) concluiu que crianças até aos 4 anos de idade consomem doces e refrigerantes todos os dias e 9 em cada 10 crianças consomem diariamente de modo abusivo sal. Este estudo a 8700 crianças concluiu que 73% consomem alimentos densamente calóricos, como hambúrgueres, pizas e batatas fritas. Estes dados assustadores e alarmantes refletem uma sociedade virada para o “rápido e fácil” e pouco preocupada com o dia de amanhã. O ambiente que rodeia as crianças nesta faixa etária necessita de ser mais consciente no que respeita à alimentação. Não só em casa mas também nas escolas e jardins de infância, a preocupação de comer bem e melhor deve ser incutida.