top of page

SETE CUIDADOS A TER COM OS BEBÉS NO INVERNO


Os dias frios e chuvosos, bem como as férias de Inverno colocam sempre muitas dúvidas nos pais de bebés. É sabido que o tempo frio exige alguns cuidados especiais, principalmente com bebé com menos de um ano. Assim, sugerimos este interessante artigo da ‘Mãe-me-Quer’ com algumas dicas para cuidar do seu bebé no inverno.

SETE CUIDADOS COM OS BEBÉS NO INVERNO

1. Nariz limpo para prevenir alergias e infeções respiratórias

Manter o nariz do bebé bem limpo e desobstruído é fundamental para prevenir infeções respiratórias e crises de alergia. Os bebés mais pequenos quase só respiram pelo nariz, por isso, quando este fica obstruído têm dificuldade em respirar.

O nariz é uma porta de entrada para agentes infeciosos, poluição, fungos, pólen e outras partículas que andam no ar e que podem provocar alergias, infeções e constipações.

Quando o clima está mais seco, aconselha-se a limpar o nariz do bebé todos os dias com soro fisiológico (prefira as embalagens descartáveis), sempre que necessário, para evitar a formação de crostas e a desidratação das fossas nasais. A limpeza deverá ser realizada antes das mamadas, para que o bebé tenha mais facilidade em alimentar-se.

2. Dar banho no tempo frio

O banho do bebé deve ser rápido (não deve demorar mais do que 5 minutos), com a temperatura da água a rondar os 37 ºC. Verifique sempre a temperatura da água antes de começar a dar banho ao bebé.

Se necessário, aqueça o ambiente antes de despir o bebé e feche a porta para evitar correntes de ar. Prepare tudo o que vai precisar (toalha, produtos de higiene, fralda, roupa, etc.) e coloque no local onde vai vestir o bebé.

Se estiver muito frio e não quiser dar banho integral ao seu bebé todos os dias não tem que o fazer. A zona da fralda deve ser muito bem limpa entre mudas e, assim, não precisa de despir totalmente o seu bebé.

3. Passear no exterior

O horário menos frio é o mais indicado para dar uma voltinha com o seu bebé. Ai entre as 10 horas e as 17 horas. Evite levar o bebé para locais fechados, pouco arejados e com muita gente, como centros comerciais e supermercados.

Se alguém da família estiver com sintomas de gripe, evite o contacto com o bebé para prevenir eventual contágio.

Vista-o com a mesma quantidade de roupa com que estiver vestida, pois tudo depende da temperatura ambiente, mas convém que se lembre que as mãos e os pés estão habitualmente frios, logo, para saber se está corretamente agasalhado, coloque a mão no tronco, no pescoço ou na nuca e acrescente ou retire os agasalhos em conformidade.

4. Vestir o bebé para o frio

A melhor opção é vestir o bebé às camadas, retirando ou acrescentando peças consoante a temperatura ambiente. Pode começar por um body e uns collants, uma camisola e um par de calças e um macacão ou casaco.

Prefira peças interiores em algodão para deixar a pele respirar e evitar alergias. Como os bebés perdem muito calor pelas extremidades, proteja a cabeça, as mãos e os pés.

Se o bebé transpirar ou se mostrar mais irritado pode estar com calor. Vá retirando peças até o sentir confortável.

5. Alimentação e hidratação

A amamentação exclusiva é a melhor opção para alimentar o bebé até aos 6 meses. O leite materno é o melhor alimento para o bebé, fornecendo todos os nutrientes de que necessita para crescer transmitindo, também, imunidade para combater infeções.

Com o início da diversificação alimentar, por volta dos 6 meses, o bebé precisa de água entre as refeições para se manter hidratado.

6. Um soninho seguro e aconchegado

Depois do banho, caso o dê à noite, vista o bebé para dormir também por camadas. Fralda, body, collants ou meias e, por fim, o pijama. Os casos para dormir são uma boa opção. O bebé mantém-se quentinho e com liberdade de movimentos.

Mesmo no inverno, nos dias mais frios, a cabeça do bebé nunca deve ser tapada com lençóis, mantas ou cobertores para evitar que sufoque.

Não use almofada. Deite o bebé debarriga para cima, com os pés a tocar o fundo do berço e cobra-o apenas até ao nível do tronco, para que mantenha a cabeça destapada quando se movimenta.

7. Quarto limpo e arejado

O quarto do bebé deve ser arejado todos os dias, mesmo nos mais frios. Quando o fizer, retire o bebé do quarto e feche a porta para evitar correntes de ar.

Evite ter muitos peluches e brinquedos no quarto. Deixe apenas o essencial para evitar a acumulação de pó e ácaros, potenciadores de alergias respiratórias.

Se o bebé está constipado, com dificuldade em respirar ou alimentar-se, pode usar um humificador, com as devidas precauções e cuidados, para ajudar a libertar as secreções.

Também pode hidratar o nariz do bebé com uma gota de soro fisiológico, aplicada sempre que necessário.

O uso de humificadores não é consensual por isso, fale com o seu médico sobre a sua utilização no quarto do bebé.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page