NOVAS DINÂMICAS DE AULAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

A pandemia Coronavírus conduziu-nos para uma realidade nunca antes imaginada, que nos obrigou a todos a improvisar e, em tempo record, implementar soluções criativas que nos permitam manter uma normalidade de funcionamento o mais próxima possível da rotina que tínhamos até então.

No caso do colégio ‘Os Ilustres’, desde 16 de Março que as educadoras de todas as salas, através das plataformas Zoom e Microsoft Teams, têm desenvolvido as actividades com o seu grupo de crianças e pais, seguindo o plano pedagógico proposto semanalmente.

Como em qualquer solução improvisada, no sentido de manter os alunos envolvidos em aprendizagem contínua, os desafios têm aparecido. Nem sempre é fácil coordenar esta nova dinâmica com as tarefas e disponibilidades dos pais, ou com as tarefas de cada elemento da equipa, que também está em casa, a atenção dos alunos é mais difícil de conseguir, as questões técnicas nem sempre facilitam, mas o mais importante é que todos os envolvidos, do colégio, aos alunos, passando pelos pais, e educadoras, estão empenhados.

Quando se quer e há vontade, mesmo à distância, tudo é possível!